Luva de Pedreiro: especialistas explicam como paixão pelo futebol e carisma foram cruciais para o sucesso

“O 'receba' faz com que o influenciador seja facilmente lembrado, facilmente reproduzido e acaba virando uma ferramenta de entretenimento. Dentro do meio digital, ter um bordão, sem sombra de dúvidas, também ajuda a crescer”, explicou Priscila

fique por dentro

Eleições Piso da enfermagem Concurso do INSS Coroa da rainha Ator preso Luva de Pedreiro: especialistas explicam como paixão pelo futebol e carisma foram cruciais para o sucesso Baiano que tem mais de 18 milhões de seguidoras nas redes sociais anunciou fim da carreira na terça-feira (13). g1 conversou com especialistas para entender ascensão meteórica do jovem. Por Beatriz Silva, Malu Vieira e Maiana Belo, g1 BA

16/09/2022 06h01 Atualizado 16/09/2022

1 de 4 Luva de Pedreiro no local onde gravava seus vídeos, em Quijingue — Foto: Divulgação Luva de Pedreiro no local onde gravava seus vídeos, em Quijingue — Foto: Divulgação

O baiano Iran Ferreira, conhecido como Luva de Pedreiro, conquistou milhares de fãs e se tornou um sucesso nas redes sociais após seus vídeos, marcados pelo bordão 'receba', viralizarem. Com luvas de operário, o jovem de 20 anos gravava as imagens em um campo de várzea, na cidade de Quijingue , no interior da Bahia.

Conheça Iran Ferreira, sucesso na internet como 'Luva de Pedreiro' Luva de Pedreiro: relembre 10 melhores momentos do influenciador antes do anúncio do fim da carreira

Mesmo com a carreira de influenciador digital em ascensão, na terça-feira (13) o jovem apagou todos os vídeos e informou que voltaria a ter uma vida normal , longe dos holofotes. Mas o que tornou Luva um fenômeno nas redes sociais? O que o fez ser conhecido dentro e fora do Brasil?

Em entrevista ao g1 Bahia , a especialista em customer marketing insights e criadora da plataforma Destrave Biz, Priscila Vitório, e o professor de Marketing Digital da Universidade Salvador, Antônio Netto, explicaram o movimento causado por Iran Ferreira.

Para Priscila Vitório, um fator importante para a ascensão do baiano foi a autenticidade e a paixão pelo futebol. Além de amar o esporte, Iran entrou em um nicho que também é uma paixão dos brasileiros.

“Não existe uma regra para que uma pessoa como eu ou você vire um influenciador. Mas para alcançar uma massa é preciso ter paixão pelo assunto tratado, seja por vocação ou por estratégia. Ele precisa saber o que falar para entender quem tem capacidade de influenciar”, explicou.

Conforme explica Priscila, o futebol consegue chegar em diversos tipos de públicos, de diferentes raças e classes sociais, o que ajudou com que Luva crescesse na internet. O professor Antônio Netto concorda e destaca o caráter divertido dos vídeos.

“Ele entrou muito forte dentro de um nicho e atingiu o primeiro elemento pelo qual as pessoas seguem influenciadores digitais, que é o entretenimento. No caso dele, o entretenimento ligado ao futebol”, disse.

'Receba!'

Luva de Pedreiro usa bola da Copa do Mundo para marcar golaço com três goleiros

O bordão não era repetido à toa nos vídeos de Luva de Pedreiro. Ele se tornou uma marca registrada do influenciador, sendo repetido, inclusive, pelo filho de Cristiano Ronaldo, o português que joga no Manchester United, na Inglaterra, e é um dos maiores atacantes da atualidade.

“O 'receba' faz com que o influenciador seja facilmente lembrado, facilmente reproduzido e acaba virando uma ferramenta de entretenimento. Dentro do meio digital, ter um bordão, sem sombra de dúvidas, também ajuda a crescer”, explicou Priscila.

O professor Antônio Netto diz que o fato dos vídeos e do bordão ter caído nas graças dos jogadores de futebol, contribuiu para o sucesso do baiano.

“Quando ele cai nas graças dos jogadores de futebol, em especial Neymar, ele acaba conseguindo a conquista de uma audiência muito grande. E aí ele atinge outro fator, que é o elemento de espelho, de representatividade”, disse.

2 de 4 Luva de Pedreiro e NeymarFoto: Redes sociais Luva de Pedreiro e NeymarFoto: Redes sociais

Para o professor de marketing digital, o futebol já é um esporte que tem um caráter de transformação social. Ver Luva de Pedreiro, um jovem humilde do interior da Bahia, reconhecido por celebridades brasileiras e até mundiais por um conteúdo relacionado ao esporte, é um espelho para os jovens que vêm da mesma realidade e buscam uma ascensão social.

“Ele trouxe isso no mercado da influência digital, de poder ganhar dinheiro jogando bola e se divertindo, enquanto tem a possibilidade de ficar famoso, fechar contratos, ter clientes”, afirmou.

A especialista em marketing Priscila Vitório concorda com a observação do professor. Para ela, a jornada de Luva de Pedreiro lembra a de diversos jogadores de futebol reconhecidos no Brasil e no mundo, que também são inspiração para muitos jovens.

“A jornada de quase todo jogador de futebol começa no primeiro vídeo de Luva de Pedreiro, na escassez, na dificuldade”.

“O futebol é uma língua universal, você não precisa falar o mesmo idioma para entender a jornada de um jogador. A história de Luva é parecida com a de craques que nasceram em países diferentes”, analisou.

3 de 4 Casa em que Luva de Pedreiro vive atualmente, em Pernambuco — Foto: Reprodução/Instagram Casa em que Luva de Pedreiro vive atualmente, em Pernambuco — Foto: Reprodução/Instagram

Para Priscila, a paixão pelo esporte, o carisma, a criatividade e a representatividade fizeram com que o influenciador atingisse os principais 'stakeholders', ou seja, as partes interessadas no conteúdo que ele produzia.

“Ele conseguiu atingir os jovens que também gostavam de futebol. Depois que ele se torna famoso, ele passou a inspirar esses jovens que também querem ser influenciadores e mudar de vida. No próximo passo, ele chegou nos jogadores de futebol, que se identificaram com a história dele. E por último, ele atingiu as marcas, que o contrataram para publicidades por causa de seus números. Ele foi o motor de uma grande engrenagem que é o marketing de influencia”, finalizou.

Seguidores e polêmica

4 de 4 Luva de Pedreiro mora em uma casa simples, cercada por arame farpado, no povoado de Tabua, em QuijingueFoto: Natally Acioli/g1 Luva de Pedreiro mora em uma casa simples, cercada por arame farpado, no povoado de Tabua, em QuijingueFoto: Natally Acioli/g1

O influenciador de 20 anos conquistou fãs dentro e fora do Brasil, se encontrou com o jogador Neymar e assinou contrato milionário com a empresa de material esportivo Adidas. A simplicidade do cenário e o carisma de Iran o fizeram acumular 18,4 milhões de seguidores no Instagram e mais 19,5 milhões no TikTok.

LEIA AQUI: tudo sobre a polêmica envolvendo Luva de Pedreiro e seu ex-empresário, Allan de Jesus.

Nos últimos meses, Luva enfrentou polêmicas relacionados a seu ex-empresário. O caso foi a público no dia 19 de junho, após o jovem baiano anunciar uma pausa na gravação de vídeos, e fez com que o empresário, na época responsável por sua carreira, viesse a público para explicar contratos de publicidade que ainda não haviam sido pagos ao influenciador.

Após a polêmica, o ex-jogador de futsal Falcão, anunciou no dia 28 de junho, que começaria a agenciar a carreira do influenciador .

Apesar do período difícil, na ocasião o influenciador recebeu o carinho e apoio dos milhares de fãs presencialmente e através das redes sociais.

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia .

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

47 vídeos Ouça o Podcast 'Eu te Explico'